18 de nov de 2010

Quinta do cabelo

Dicas de Profissional




Ouvir a opinião de um profissional é sempre bom quando o assunto que está em pauta é a saúde dos cabelos. Se ele dá dicas práticas, que qualquer pessoa pode fazer em casa, melhor ainda! E é justamente isto que faço a seguir:

O couro cabeludo não aguenta muito tempo debaixo do chuveiro com a água tão quente. Ela faz com que ocorra estimulação das glândulas produtoras de sebo, piorando a oleosidade e a dermatite seborréica, aumentando a descamação do couro cabeludo e provocando a indesejável caspa, além de causar o ressecamento dos fios.
Dica prática para o problema: se o banheiro ficou com o espelho todo embaçado é porque você demorou demais no banho e/ou a água estava muito quente. Para que o cabelo não seja prejudicado, não fique com a cabeça debaixo do chuveiro o tempo todo, mas apenas para enxaguar os fios. Assim, você tenta evitar o contato exagerado do couro cabeludo com essa água quente. Se a caspa já te pegou, atenção: shampoos vendidos livremente no comércio podem  não ser tão eficazes para dermatite seborréica, oleosidade do couro cabeludo ou caspa como os prescritos e manipulados pelos dermatologistas. Essa pode ser a razão de você, literalmente, não ter conseguido ainda se livrar desse problema.
Prefira sempre lavar o cabelo bem antes de dormir, para que dê tempo dele secar naturalmente. Evite uso diário de secador de cabelo, mas se for necessário, aplique um protetor térmico antes de usar o secador, para tentar evitar danos nesses fios.
Sempre use condicionador nos cabelos. Se você tem cabelos muito finos ou se eles são muito oleosos, use apenas nas pontas, mas sempre use, pois os shampoos abrem as cutículas dos fios e os condicionadores as fecham. Assim, eles estarão menos desprotegidos ao longo do dia. Atenção:  jamais esfregue o condicionador no couro cabeludo, como se faz com o shampoo! 
Varie os tipos de shampoos que você usa se lavar o cabelo todos os dias e use shampoos anti-resíduos de 15 em 15 dias, somente se você utiliza muitos finalizadores ou leave-ins em grande quantidade. Senão, passe longe deles!
O shampoo que você usa faz, sim, diferença. Mas se lembre de que ele é um cosmético de enxágue. Isto é, vai literalmente para o ralo. Então não vale a pena comprar shampoos caríssimos. Qualidade sim, mas exorbitância de preço não. Sempre peça orientações para um profissional especializado. E atenção:  cabelos tingidos pedem sempre, shampoos e condicionadores específicos para este fim, assim como os cabelos quimicamente tratados.
Guarde esse dinheiro extra para fazer uma Hidratação profissional mais profunda ou uma Reconstrução ou Cauterização com o seu cabeleireiro!




Nenhum comentário:

Postar um comentário