22 de dez de 2010

Quarta da Nutrição

Os benefícios das nozes

 



Deliciosas, as nozes fazem parte do grupo de frutas oleaginosas. Chamada desta forma por conter gorduras mono-insaturadas e poli-insaturadas que são benéficas à saúde. Elas são tão poderosas que a ingestão, mesmo em pequenas quantidades, pode evitar o risco de doenças cardiovasculares. Isso porque reduzem as taxas de colesterol e a formação de coágulos no sangue, além de ter ação antiinflamatória. Além desse benefício, fornecem boas pitadas de magnésio que é indispensável para quem quer combater a fadiga e resguardar os ossos. E ainda fortalecem as defesas do corpo, auxiliam na formação de glóbulos vermelhos, ajudam a curar ferimentos mais depressa e atuam contra o envelhecimento das células. Com tantas qualidades, a noz deve entrar no cardápio todos os dias do ano e não somente nas festas natalinas.
Ricas em antioxidantes, especialmente vitamina E e selênio, as nozes funcionam ainda como agentes de prevenção do câncer. E a mesma vitamina é importante para retardar o processo natural de envelhecimento e ainda conserva os músculos e os glóbulos vermelhos.
E não acabou: ela é um dos itens com maior teor de vitamina B6 (piridoxina) que atua na imunidade celular, na produção de hemácias, auxilia no metabolismo de proteínas e carboidratos e no funcionamento do sistema nervoso.
Para obter todos os benefícios, basta comer cinco nozes (28 gramas) ao longo do dia. Isso equivale aproximadamente 180 calorias, o que é igual a duas barras de cereais.
Você pode saboreá-las em qualquer refeição, basta adicioná-la às preparações.

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