12 de jan de 2011

Quarta da Nutrição

Alimentação x Depressão


A depressão é uma doença emocional que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Entre os sintomas podem ser incluídos falta de apetite, acompanhada de má alimentação e perda de peso, ou até aumento de apetite com aumento de peso.
Para dar adeus à ansiedade, à depressão e o cansaço é importante consumir alimentos contendo vitaminas do complexo B, vitamina C, ácido fólico, selênio e magnésio, pois auxiliam na produção de serotonina (neurotransmissor responsável por regular o sono e o apetite) e aumentam a sensação de bem-estar. Em geral, indivíduos depressivos possuem baixos níveis de serotonina no sistema nervoso central.
Alimentos como chocolate, carnes branca e vermelha, fígado, coração, germe de trigo, levedo de cerveja, banana, leite, abacaxi, acerola, maracujá, laranja, couve, brócolis, nozes e castanhas ajudam a prevenir/amenizar os sintomas da depressão. Derivados de leite, salmão e peru auxilia na melhora do humor, pois contém o aminoácido triptofano (essencial na produção de serotonina).
Já os alimentos contendo cafeína, como café, chá preto, mate, guaraná devem ser evitados, assim como bebidas alcoólicas, excesso de açúcar e fumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário