19 de jan. de 2011

Quarta da Nutrição

Azeite
Ingrediente cobiçado no preparo de muitas refeições, por seu sabor agradável, seja para temperar saladas e até mesmo para grelhar o bife. Mas você sabe a principal diferença entre os azeites? Dose recomendada? Benefícios?
Aqui responderei essas dúvidas.
O azeite virgem é o produto puro, obtido diretamente das azeitonas, sem passar por nenhum processo químico que altere as suas características essenciais. O extravirgem é o mais puro e com acidez inferior a 1%, de ótima qualidade.
O refinado passa por processo químico e sofre alterações de cor, aroma e nutrientes.
O composto é mais barato e muito utilizado em restaurantes, ele é uma mistura de azeite refinado com outros óleos, como o de soja.
Fiquem atentos aos rótulos para não fazer a escolha errada.
Para manter uma dieta saudável, o consumo de azeite pode ser de até 2 colheres de sobremesa por dia. Com esta porção, você se beneficiará das gorduras monoinsaturadas, popularmente conhecidas como gordura boa, pois ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) do sangue.
Uma colher de sopa de azeite possui cerca de 90 calorias, portanto não abuse quando for usar.
O azeite ideal para temperar saladas é o extravirgem, pois este é o mais puro e possui propriedades antioxidantes, é de excelente qualidade e o mais saboroso.
O azeite também pode ser usado no cozimento de legumes e verduras.
Lembre-se que o azeite não é a melhor opção para fazer frituras, pois em altas temperaturas ele perde suas propriedades benéficas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário