16 de mar. de 2011

Quarta da Nutrição

Diverticulite

Doença que acomete pessoas com altíssimo consumo de alimentos processados e pobre em fibras.

A diverticulite decorre da formação de bolsas ao longo do intestino grosso. Essas bolsas quando expostas ao bolo alimentar, podem infeccionar ou ficar inflamadas. Os principais sintomas são gases, fortes dores no abdome, problemas de digestão e, em alguns casos, sangramentos nas fezes. Se a diverticulite não for tratada, pode levar a problemas mais graves, como perfurações no intestino e até a morte.

Para evitar doenças nos sistema digestório, bem como a diverticulite é importante consumir preferencialmente alimentos ricos em fibras, presente em cereais integrais, frutas, verduras e legumes. Beber no mínimo 8 copos de água diariamente também se faz necessário. Contudo, evitar alimentos que deixam resíduos após a digestão, como milho verde, farelos, leite, semente e pele de tomate, assim como comidas apimentadas e alimentos como côco e castanhas de todo o tipo.

Alimentos ricos em açúcar e amidos refinados, como bolos e tortas também devem ser reduzidos, além de pães e arroz branco. É recomendável ingerir chás indicados para problemas de digestão, como hortelã e camomila, para aliviar dores e outros incômodos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário