4 de out. de 2011

5 Cuidados com a pele - 2º passo: Tonificação

Olá!

Vamos continuar nossos cuidados básicos com a pele?

Depois de uma correta higienização, podemos ir para o passo nº 2: a Tonificação.

A maioria das mulheres, não sabem ao certo qual a real função daquela “aguinha”  que normalmente os dermatologistas e esteticistas insistem para que elas usem diariamente sempre após a limpeza do rosto.
Então, vou tentar ajudar a esclarecer a importância da tonificação nesse processo de cuidado com a nossa face.
A pele respira pelos poros e quando eles ficam obstruídos, propiciam o aparecimento de acne (espinhas), cravos, aumentam a oleosidade, além de deixar a pele com um aspecto cansado e sem brilho. É aí que entra a função do tônico, que faz aquela limpeza profunda que o sabonete não pode fazer, ou seja, limpa os poros. A tonificação complementa a higienização, removendo células mortas, vestígios de maquiagem e de gel de limpeza.
Além disso, a devolve o pH natural, refrescando e suavizando a mesma, preparando-a para a hidratação. A freqüência de uso também deve ser a mesma da limpeza: pela manhã e à noite, salvo casos específicos. Ah! E não esqueçam do colo e pescoço, heim?
Eu sei que muitas vezes dá uma preguiça, mas veja quanta coisa boa a tonificação pode fazer por você.
Benefícios do Tônico na Pele
  • Limpa a pele profundamente
  • Elimina as toxinas 
  • Melhora a micro-circulação
  • Prepara a pele para receber hidratação
  • Devolve o pH natural da pele
  • Elimina os resíduos acumulados nos poros
  • Suaviza, acalma e refresca
Outra grande dúvida é saber a diferença entre Loção Tônica e Loção Adstringente. Vamos entender?

Loção Tônica. Tonificar é completar a limpeza, eliminar os últimos vestígios de impurezas e maquilagem da pele, assim como restaurar o pH da epiderme e fortalecer seu tônus(tonicidade é o oposto de flacidez).

Loção Adstringente. Adstringir é contrair os poros, controlar a oleosidade excessiva. Seu uso é indicado para peles oleosas e mistas.

Deve-se ter cuidado com tônicos com excesso de álcool. Pessoas com pele muito oleosa costumam gostar muito desse tipo de produto, mas acabam por piorar a oleosidade pelo efeito-rebote que tais loções causam, somente um profissional poderá identificar, se aquela pele realmente necessita de uma loção deste tipo.

Cuidado também com as peles sensíveis, que precisam ter produtos específicos e adequados a elas.

Podemos encontrar à venda várias opções. Mais uma vez, ressalto a importância de conhecer seu tipo de pele e procurar um especialista para ajudar nesta escolha.

Caso tenha ficado alguma dúvida mande email para: am.esthetic@globomail.com

Nosso próximo assunto será hidratação. Aguardem! Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário