31 de out. de 2011

5 Cuidados com a pele - 3º passo: Hidratação




Olá Dondocas!

Vamos retomar nossos cuidados básicos com a pele?

Agora falaremos do terceiro e um dos mais importantes cuidados com a nossa pele: a Hidratação!

Primeiramente vou explicar o que é uma pele desidratada.

Sua pele pode ficar desidratada por vários motivos. Um deles é o clima: muito vento ou sol provocam a evaporação de maior quantidade de água na pele. Com menos água a pele fica ressecada. A falta de umidade do ar, também leva ao ressecamento da pele, pois há maior evaporação de água no corpo. Outro motivo de desidratação é o uso freqüente de substâncias químicas, como sabões e detergentes, essas substâncias atacam o manto hidrolipídico da pele. O envelhecimento, também, leva a desidratação da pele. Quanto mais velhos ficamos, menor a quantidade de água no organismo, como um todo, inclusive na pele. Isso não é nada bom, certo?

Com menos água, há menor proteção. Nossa pele fica mais suscetível a irritação por substâncias químicas, pela poeira que está no ar e aumento da possibilidade de contaminação, podendo desenvolver alguma doença de pele. 

Como reidratar a pele?

Em primeiro lugar usando um bom hidratante. Ele atua recuperando a barreira.

Existem tratamentos que podem ser feitos por profissionais Esteticistas, utilizando todos os recursos de eletroterapia para potencializar o efeito dos princípios ativos hidratantes. Mas também existem aqueles que podem e devem ser feitos  em casa, por você mesma!

Todos os tipos de pele precisam de cuidados para evitar a desidratação. Ao contrário do que se imagina a pele oleosa também pode ficar desidratada, apesar do aspecto brilhante causado pela maior produção de sebo. Uma boa hidratação é resultado de equilíbrio entre quantidade de gordura e água na pele. Portanto, a maior produção de sebo não impede a perda de água. Devemos ficar atentos, principalmente durante o banho. Existem costumes que levam ao desgaste e ressecamento da pele. Veja algumas dicas que farão do banho seu aliado para uma pele saudável:
  • Evite banhos quentes e prolongados. Use água morna; 
  • Buchas vegetais e esponjas não devem ser usadas todos os dias. 
  • Não utilize esfoliantes para o corpo em excesso, pode acontecer o efeito rebote;
  • Não se esfregue com toalhas ásperas, use toalhas felpudas, principalmente nas áreas de dobras do corpo; 
  • Aplique um bom hidratante corporal e outro facial, logo após o banho, diariamente; ele é melhor absorvido se aplicado com a pele um pouco úmida. 
  • E principalmente, imprescindível para o nosso organismo é a ingestão correta de ÁGUA! Este é o melhor cosmético que existe! Se esforce para beber a maior quantidade possível de água diariamente, no mínimo 3 litros por dia! Isso mesmo! Compre um squeeze e coloque-o sempre perto de você. Ao terminar uma garrafinha, já se foram 600 ml (mínimo), com dois já são 1.200ml e assim por diante.
Espero ter esclarecido este item. Qualquer dúvida, faça um comentário que o responderei com prazer.

Beijos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário