25 de jan. de 2012

Viva o feijão!


O feijão é um alimento incrível e deve fazer parte de nossa alimentação por ser fonte de proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras e minerais como o ferro e o cálcio.

O seu preparo pode deixá-lo melhor ou pior para sua saúde!
Fique atento, para que ele fique gostoso não é necessário adicionarmos carnes em excesso.
Basta cozinhá-lo com louro e um pouco de pimenta do reino e sal. Após o cozimento adicione um refogado, feito em 1 colher de sopa de óleo com 4 dentes de alho, 1 cebola inteira bem raladinha, 2 colheres de sopa de tofú defumado. Adicione 2 colheres de sopa de cheiro verde picadinho, você vai ver que ficará uma delícia.

Além disso podemos deixar o feijão ainda mais nutritivo, ai vai uma dica ótima para adicionarmos nutrientes no prato da criançada.

Feijão Turbinado

          1/2 kg de feijão preto
          1 pedaço de 100 g de carne seca com pouca gordura
          3 folhas de couve-mineira
          1/3 de espinafre ou agrião
          2 beterrabas
          2 inhames pequenos
          1 berinjela pequena
          Curcumina (açafrão-da-terra)
          Água para o cozimento
          3 dentes de Alho e 1 cebola para temperar

Modo de preparo

Cate o feijão lave e deixe de molho na água durante 10 horas. Lembre-se de armazená-lo na geladeira.

Após as 10 horas, escorra a água e adicione nova água.

Coloque na panela de pressão, com 2 folhas de louro, 1 colher de chá de pimenta e 1 colher de chá de açafrão da terra ou curry. Leve para cozinhar com os legumes e as verduras lavadas e descascadas, porém inteiras. Coloque a carne seca lavada, porém não escaldada, para que o próprio sal da carne dê gosto ao feijão .

Deixe cozinhar por 40 minutos em panela de pressão e após o cozimento, deixe a pressão sair, abra a panela, retire os legumes e as verduras e bata-os no liquidificador com o caldo do feijão. Em seguida, depois de liquidificado, devolva-os para a panela com o restante do feijão e tempere com alho e cebola. Deixe ferver um pouco para pegar o gosto do tempero e está pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário