24 de nov de 2010

Quarta da Nutrição

Mitos Alimentares

Muitos mitos sobre os benefícios ou malefícios de certos alimentos ou da combinação entre eles continuam no dia-a-dia brasileiro, mesmo sem nenhum fundamento. Mas com o tempo, essas crenças estão sendo superadas, como no velho caso “manga com leite”.
Inverdades ainda fazem com que muitas pessoas nem cheguem perto de certos produtos ou consumam outros em excesso, na crença de estarem protegendo a saúde.

A seguir são esclarecidas algumas dessas falsas crenças.

Assados têm menos gordura do que frituras
Talvez. Isso depende dos componentes da massa e do recheio. Se o assado for de massa folhada ou levar manteiga, margarina, molho branco, entre outros alimentos gordurosos, pode até conter mais gordura e caloria do que as frituras.

Cerveja dá barriga
Mito. O problema aparece quando há excesso de bebidas alcoólicas e de seus acompanhamentos – os famosos petiscos, como frango á passarinho, amendoins, batata-frita etc. O consumo abusivo dessas combinações leva à obesidade. O acúmulo de gordura abdominal aumenta o risco de diabetes e de doenças cardiovasculares.



Pão integral tem menos calorias do que o pão branco
Mito. O pão integral possui mais nutrientes do que o pão branco, como fibras. Porém, nem sempre é menos calórico. Ambos muitas vezes fornecem a mesma energia. O pão integral, por conter mais fibras, é digerido mais lentamente e por sua vez aumenta a sensação de saciedade.



Beber líquidos durante ás refeições engorda
Depende. Apenas engorda ingerir líquidos calóricos, como refrigerantes e sucos com muito açúcar. A água com ou sem gás, não engorda, mas atrapalha a digestão dos alimentos.

 


Leite desnatado é mais fraco do que o integral
Mito. A única diferença entre os dois tipos de leite é que o desnatado tem menor quantidade de gorduras e não possui as vitaminas lipossolúveis associadas às gorduras.


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