25 de nov. de 2010

Quinta do Cabelo

Existem shampoos sem sal de verdade ou trata-se somente de marketing enganoso? 

Para começar, é preciso explicar que o sal, no shampoo, tem a finalidade de dar consistência ao mesmo.

Como surgiu o mito:  a química que o seu cabelo recebe (seja uma coloração, uma escova progressiva, etc.) é depositada dentro das cutículas dos fios. 

Certos profissionais afirmam que os shampoos com sal abrem estas cutículas, fazendo com que as substâncias lá depositadas saiam mais rapidamente.  O raciocínio tem algum sentido, mas a justificativa não.  Qualquer shampoo com PH maior que 3,8 faz abrir as cutículas dos cabelos, independentemente de conter sal ou não.  E, mesmo que você use um shampoo com PH menor, a química do seu cabelo, pouco a pouco, vai ser retirada com as lavagens, já que o shampoo, para fazer a limpeza dos fios, necessariamente precisa abrir um pouco as cutículas para cumprir sua função.  E confirmar isto é muito simples:  basta verificar que após o enxague dos fios e antes da aplicação do condicionador os cabelos ficam ásperos!

Sendo assim, mais importante que a presença ou não de sal, o que deve-se observar em um shampoo é o seu PH!  Se você pegar o frasco do seu shampoo, com certeza vai ler em sua composição:  “lauril éter sulfato de sódio” ou “lauril sulfato de sódio”.  Durante a produção do shampoo, acontecem reações químicas com este composto que originam o cloreto de sódio, ou seja, o sal.  Por isso, podemos concluir que todos os shampoos contém sal, mesmo os que se anunciam “sem sal” em seus rótulos.  A única diferença é que este sal não tem a função de dar consistência ao shampoo, mas foi gerado por uma reação química.

3 comentários:

  1. Adorei sua materia, queria tirar uma duvida:
    É certo dizer que o condicionador é necessário para fechar a cutícula, mesmo após o shampoo tendo usado creme hidratante?
    Desde já obrigada.
    Juliana Gio.

    ResponderExcluir
  2. Juliana, sua pergunta não ficou muito clara, mas vamos às duas possibilidades: mesmo se você usar um shampoo hidratante, será necessário o uso do condicionador, agora, no caso de após o shampoo você utilizar uma máscara hidratante, o uso do condicionador pode ser dispensado! Espero ter ajudado. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi prima, adorei esta matéria. Esclareceu a duvida que eu tinha sobre produtos com ou sem sal pro cabelo...

    ResponderExcluir