1 de dez. de 2010

Quarta da Nutrição

Dietas da moda e seus perigos

Constantemente cardápios e regimes são divulgados pela mídia e adotados por muitas pessoas. Normalmente essas dietas da moda eliminam o consumo de determinados alimentos e exageram em outros, o que pode representar riscos para a saúde ou resultar em alguns quilinhos extras.
Uma alimentação balanceada é fundamental para a saúde e o bem-estar. Devem incluir todos os nutrientes necessários ao funcionamento do organismo: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais, fibras e água.

Deficiência nutricional

  • Dietas à base apenas de carboidrato ou de proteínas, ou mesmo de fibras ou só de líquidos, são prejudiciais à saúde, porque isoladamente esses grupos alimentares não são capazes de oferecer todos os nutrientes que o organismo necessita.
  • As dietas líquidas possuem poucas calorias e nutrientes, podendo causar mal-estar, além de retardar o metabolismo. Por sua vez, consumir apenas fibras pode interferir na absorção de alguns nutrientes, como sais minerais.

Efeito sanfona

     
  • Caracteriza-se pela perda de peso abrupta e sua recuperação algum tempo depois. Isso é comum nas dietas que prometem perda de peso rápido sem equilíbrio adequado de nutrientes. Isso ocorre porque, durante o regime, além de eliminação de gordura, há perda de massa muscular.
  • Com a perda do tecido muscular, as necessidades energéticas diminuem. Assim, ao parar o regime, a pessoa volta a engordar, podendo ganhar mais peso.

Falta de carboidrato

  • Responsável pelo fornecimento de energia, normalmente é banido das dietas que estimulam o emagrecimento rápido a qualquer custo. Sua ausência no cardápio pode diminuir a quantidade de serotonina, substância produzida no cérebro com a função de regular o apetite e a saciedade. A queda de serotonina pode levar à compulsão alimentar e ao aumento da ansiedade, dificultando ainda mais o processo de emagrecimento.

Excesso de gorduras e proteínas

  • A ingestão excessiva de proteínas e gorduras pode resultar em aumento nos níveis de colesterol e triglicérides.
  • O fígado e os rins podem ser sobrecarregados, uma vez que também atuam na metabolização da proteína.
  • A insuficiência de fibras (frutas, verduras e legumes), comum em dietas à base de proteínas e gorduras, é prejudicial. Pode alterar o bom funcionamento do intestino e, o mais grave, facilitar o aparecimento de câncer. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário