2 de dez. de 2010

Quinta do Cabelo

Hidratação dos fios


A saúde dos cabelos está relacionada diretamente ao seu grau de hidratação. Por isso, é tão importante repor a umidade natural dos fios, perdida com ações externas como lavagens muito frequentes e com água quente, banhos de mar e de piscina, colorações, escovas progressivas e etc..   Entretanto, a hidratação em si é a opção mais suave e superficial em matéria de tratamento de cabelos e serve basicamente para repor a umidade e a oleosidade perdidas. Vamos às dicas!
Os fios ressecados são porosos e precisam de água e óleo para recuperar a maleabilidade e sedosidade. Para este tipo de cabelo, deve-se optar por máscaras que contenham manteigas e óleos em sua formulação. O ideal é fazer a aplicação uma vez por semana.
Quem tem cabelos oleosos também não está livre do tratamento. A diferença está no modo de fazer e na periodicidade da hidratação. Antes de aplicar a máscara neste tipo de cabelo, por exemplo, o indicado é fazer uma assepsia do couro cabeludo (deve ser feita com produtos específicos à base de argila) para retirar a oleosidade da raiz. Depois, a hidratação é feita normalmente, mas com ativos mais suaves – nada de manteigas ou óleos. Neste caso, o tratamento deve ser feito a cada 20 dias.
Já os fios normais suportam um período maior entre uma aplicação e outra: um mês. Por serem naturalmente hidratados e normalmente sem processo químico, as ampolas instantâneas de brilho e maciez geralmente bastam para melhorar a aparência dos cabelos.
As hidratações capilares podem ser feitas em casa mesmo, desde que se opte por bons produtos. Esqueçam as receitas caseiras, do tempo da vovó, pois estas não contém ativos capazes de levar os nutrientes às escamas dos fios. Mas, atenção: em nenhum dos casos a hidratação deve ser feita na raiz dos cabelos, apenas no comprimento e pontas!
Já de tempos em tempos, o indicado é fazer um hidratação mais caprichada, com um profissional, que usará produtos mais concentrados e poderosos.
Já no quesito madeixas sensibilizadas e quebradiças, o mais recomendado é fazer uma Reconstrução ou Cauterização à base de queratina e outros aminoácidos. Mas isto será matéria do próximo post!  Até a próxima quinta-feira, meninas!

Um comentário: